O que se passa com o Verdão?

No ano passado, a crise do Palmeiras teve vários culpados. Para o presidente Beluzzo, foram os erros da arbitragem. Muricy Ramalho disse que o time sentiu a ausência de Cleiton Xavier nos jogos finais. A imprensa noticiava um racha no grupo, devido ao alto salário de Vagner Love.

Muitas coisas mudaram em 2010. Vagner Love saiu, Cleiton Xavier e Diego Souza estão jogando todas as partidas e erros de arbitragem não são mais comentados. Só uma coisa não mudou: o péssimo futebol apresentado pela equipe. A gota d’água veio com a derrota por 4 a 1 para o São Caetano. Em pleno Palestra Itália.

A solução encontrada pelos dirigentes? Manda o técnico embora. Muricy é um bom técnico, mas foi muito mal. Não conseguiu dar um padrão tático à equipe e insistiu, irritantemente, mais uma vez no “chuveirinho” dentro da área, mesmo sem ter um atacante matador. Jogar com três volantes em casa contra o São Caetano também é complicado.

De acordo com a matéria de Paulo Cobos, publicada no UOL, só com Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho, o Palmeiras gastou R$ 21 milhões nos últimos 26 meses com a comissão técnica. Desde o início de 2008, o clube também gastou de R$ 40 milhões na compra de reforços. Isso tudo sob o comando de renomado economista.

Com estes dados, percebe-se que o dinheiro gasto pelos dirigentes é inversamente proporcional ao sucesso da equipe. Em 2008, o Palmeiras foi campeão Paulista e conquistou a vaga na Libertadores. No ano passado, foi eliminado na semifinal do Paulista, quartas-de-final da Libertadores e, incrivelmente, após liderar por 19 rodadas o campeonato Brasileiro, ainda conseguiu ficar fora da zona de classificação para a Libertadores. Em 2010, a situação do time é preocupante. A parceria reduziu os investimentos, técnico foi mandado embora após nove jogos e a classificação no Paulistão corre risco.

É impossível afirmar se Antonio Carlos vai ou não dar certo no Palmeiras, mas está na hora do presidente Beluzzo “colocar o pau na mesa” e mostrar quem manda no clube. Caso contrário, será considerado um dos piores presidentes da história.

Deixe um comentário